top of page
  • Foto do escritorPiauí Rastreamento null

Dirigir sob chuva, quais cuidados tomar


Quem dirige ou é motorista provavelmente já passou por dificuldades ao dirigir na chuva, pelo motivo de ser uma condição que requer a máxima atenção. A visibilidade ruim, estrada molhada e até mesmo a iluminação ruim pode passar ao motorista a sensação de insegurança. Os riscos de acidentes nas pistas geralmente aumentam, por este motivo, é essencial ter cuidados e seguir algumas boas práticas para garantir a segurança de todas pessoas e até mesmo o veículo em si.


Então para ajudar você e sua frota e auxiliar para uma direção mais segura nos períodos de chuva, listamos aqui alguns cuidados para seus motoristas praticar durante esse período chuvoso. Vem com a gente!

1 – Usar faróis baixos

Nos períodos de chuvas a visão fica ruim, porém uma boa alternativa para tentar melhorar essa condição é ligar as luzes dos faróis. Entretanto, vale lembrar que deve ser ligada a luz baixa, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, uma vez que o farol alto pode acabar prejudicando ainda mais a visão, pois reflete diretamente nas gotas de chuvas. Por isso, o farol baixo acaba sendo mais seguro quando você estiver dirigindo nos dias chuvosos, assegurando que os veículos sejam identificados de forma fácil.

2 – Diminuir a velocidade do veículo

As pistas molhadas são escorregadias, formam poças e o pior escondem os buracos que tem nas vias. Visto isso, mesmo que sua frota tenha bons motoristas é muito importante não trafegar em alta velocidade, porque se for necessário usar o freio de forma repentina, pode dificultar a condução do veículo, podendo o carro derrapar e aumentar o risco de acidente.

3 – Mantenha a distância segura

É de suma importância manter uma distância segura dos veículos que estão a sua frente para diminuir os riscos de acidentes e engarrafamento. Portanto, em dias chuvosos esses cuidados devem ser redobrados, leve como regra respeitar a diferença de intervalo do veículo a sua frente por, no mínimo, 4 segundos. E como saber isso? Bem simples, marque um ponto fixo à frente, como um poste, por exemplo, e inicie a contagem após o veículo da frente passar por ele. Dessa forma, caso seja necessário frear bruscamente, evitará possíveis acidentes.

4 – Faça manutenção regulamente

Já falamos diversas aqui que o veículo precisa sempre estar com a manutenção em dias, principalmente em dias de chuva. Isso porque os cuidados de prevenção, especialmente com freios, pneus, limpadores de para-brisa, desembaraçados dos vidros, essa é a melhor maneira de assegurar a segurança e o desenvolvimento do veículo, amenizando as chances de acontecer imprevistos. Se algum desses ou outros itens estiverem com problemas, você deve fazer a substituição imediatamente.


E aí? Gostou dessas dicas? Aproveite para seguir nossas redes sociais e compartilhar com seus colegas. Não deixe de conferir outros assuntos aqui no blog!



7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page